MAESTRIA
Ritmo, vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na vida.
Desde os batimentos do coração, até na simples ação de caminhar, o ser humano é dependente do ritmo. Na alfabetização, é uma habilidade de extrema importância, pois dá à pessoa a noção de duração e sucessão, no que diz respeito a percepção dos sons no tempo.
O ritmo musical é um fenômeno sonoro e está em geral relacionado a uma cadência. Uma qualidade primordial na música é perceber e medir o tempo, sentindo, formando e compondo o tempo para transmitir um sentimento.
Na capoeira Angola, pode-se observar claramente esse aspecto do sentimento intrínseco ao ritmo, quando se canta uma “ladainha” por exemplo. Quando a “ladainha” é um lamento as batidas do berimbau possuem um tempo mais longo, mais fluido e harmonioso. Quando a “ladainha” conta uma história de luta por exemplo, a cada verso se fazem “repiques” mais fortes, com mais energia expressando uma acão. Quando se canta com malícia os “repiques” variam mais, transmitindo uma impressão do “inesperado”, como um golpe surpresa, quando o jogador finge uma ação e executa outra, confundindo o parceiro de jogo.
Visamos aqui uma superficial prévia do que se entende por ritmo, um tema de importância vital e complexidade imensurável, cada vez mais negligenciado nas rodas de Capoeira.
A música é alma da capoeira e o jogo é o corpo, ritmo, é antes de tudo, coordenação motora, atenção e estudo!
Ritmo, vem do grego Rhytmos e designa aquilo que flui, que se move, movimento regulado. O ritmo está inserido em tudo na vida.
Desde os batimentos do coração, até na simples ação de caminhar, o ser humano é dependente do ritmo. Na alfabetização, é uma habilidade de extrema importância, pois dá à pessoa a noção de duração e sucessão, no que diz respeito a percepção dos sons no tempo.
O ritmo musical é um fenômeno sonoro e está em geral relacionado a uma cadência. Uma qualidade primordial na música é perceber e medir o tempo, sentindo, formando e compondo o tempo para transmitir um sentimento.
Na capoeira Angola, pode-se observar claramente esse aspecto do sentimento intrínseco ao ritmo, quando se canta uma “ladainha” por exemplo. Quando a “ladainha” é um lamento as batidas do berimbau possuem um tempo mais longo, mais fluido e harmonioso. Quando a “ladainha” conta uma história de luta por exemplo, a cada verso se fazem “repiques” mais fortes, com mais energia expressando uma acão. Quando se canta com malícia os “repiques” variam mais, transmitindo uma impressão do “inesperado”, como um golpe surpresa, quando o jogador finge uma ação e executa outra, confundindo o parceiro de jogo.
Visamos aqui uma superficial prévia do que se entende por ritmo, um tema de importância vital e complexidade imensurável, cada vez mais negligenciado nas rodas de Capoeira.
A música é alma da capoeira e o jogo é o corpo, ritmo, é antes de tudo, coordenação motora, atenção e estudo!
Osasco - SP
26/02/11
Po mano...bonito demais ver o mestre com esse berimbau na mão! Esse jeito que é só dele de tocar....muito bom, muito bonito! Obrigado pela bagagem!!! Axé camarado!
ResponderExcluirGrandes ritmistas estiveram esse dia na Casa de Angola, e a regencia do Mestre, com certeza personifica uma identidade na bateria da capoeira, uma forma de tocar singular, que fez escola e cada vez mais cativa capoeiristas e admiradores na terra da garoa..
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