terça-feira, 14 de dezembro de 2010

                                                 SÃO PAULO




              As escolas Nestor Capoeira e N'golo ia Muanda, estão realizando este evento.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

                                 BAURU - SP











I Encontro Bassula Capoeira, promovido pelo professor Burca, na cidade de Bauru, interior de Sao Paulo. Nos dias 5, 6 e 7 de novembro, oficinas com mestre Tucano Preto e os professores, Marcelo e Cacá.
Presença ilustre de mestre Ananias.

domingo, 24 de outubro de 2010

                                           Osasco-SP




Mestre Boca Rica discípulo do Mestre Pastinha, preserva com autenticidade a riqueza da boa e antiga bateria. E a sultileza em versos inusitados.




As escolas de Capoeira Casa de Zungu e N'golo ia Muanda, realizaram nos dias 18 e 19 de outubro oficinas com o Mestre Boca Rica.


quarta-feira, 29 de setembro de 2010


                                                        Próximo evento: Bauru - SP


Programação:

http://www.encontrobassula.com.br/


                                                              Roda de Comemoração

Aniverário da Escola N'golo ia Muanda em Osasco, coordenada pelo Treinel Japa, contou com a presença de inúmeros capoeiras de vários grupos e regiões.

( Foto - Michela Brígida)

A integração entre os capoeiras resultou em uma ótima roda com galinhada e samba. Como não poderia deixar de ser. E que ficará gravado pra sempre na memória. Ogunhê Mestre!

( Foto - Michela Brígida)




segunda-feira, 30 de agosto de 2010



1-Aniversário da Escola de Capoeira Angola
N golo ia Muanda de Osasco


Sejam Bem Vindos!






sábado, 31 de julho de 2010

                                             Goiás: X Evento de Culturas Tradicionais

                                                      Chapada dos Veadeiros






lll Evento de Capoeira Angola realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho comandado por M. Ananias e M. Sabú. Oficina de movimentos com professor Marcelo.
                                                   São Paulo

 
Vadiando entre Amigos, oficinas de Capoeira Angola ministradas por Prof, Marcelo, presença dos mestres Ananias, Angolinha entre outros. Dias 16 17 e 18 de julho.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

                                                Barretos SP


segunda-feira, 19 de abril de 2010

                                                                  Indonésia

Capoeira Angola volta à Indonésia e passará pelo Timor Leste pela primeira vez, sigam nossos passos:

sábado, 27 de fevereiro de 2010


                                               São Paulo
 
Mestre Russo é o zelador da roda de Capoeira de Caxias no Rio de Janeiro, uma roda histórica que acontece aos domingos, seguida de uma ótima bateria encontramos inúmeras personalidades do mundo da capoeira. Ano passado mestre Russo a convite da escola Zungu Capoeira participou do evento realizado com os mestres João Grande, Ananias e Bigo.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

                                                                  OSASCO SP


Todos os sábados, a escola de Capoeira Angola N’golo ia Muanda realiza na Casa de Angola em Osasco a vadiagem. Sábado passado contamos com a presença dos mestres e capoeiristas da região.

E também o Maracatu do grupo Baque Estendal liderado pelo percussionista George Costa de Recife, que completou 1 ano de existência.

                                                          Capela Senhor do Bonfim


Ano de 1859, ali as margens do corrego da água vermelha (município de Sorocaba), uma cruz assinalava um trágico acontecimento, a morte de Alfredo, filho de João Buava menino de apenas oito anos, que ajudava na entrega das compras efetuadas pelos fregueses na padaria de seu pai, e que ao montar sem arreios rumo a um pasto distante, desequilibrou-se sendo arrastado pelo cavalo até o esfacelamento.
Era neste local, que João de Camargo Barros, nascido entre junho e julho de 1858 (data incerta), filho da escrava Francisca (a Nha Chica negra ao que se conta dona de muitos conhecimentos no campo espiritual e no uso de ervas) tinha o costume de parar e fazer suas preces, ao final do dia.
Empregado na olaria de Elias Lopes Monteiro, ano de 1905, certa noite João a quem se atribuia até então o habito da bebida, embriagado e sem conseguir voltar para casa devido a uma forte chuva, deitousse ao lado da cruz de Alfredinho, onde teve uma visão, vendo Alfredo, junto a virgem Maria e ao monsenhor João Soares do Amaral dizendo para ele construir uma capela e exercer sua missão de curar os doentes.
Resolvido o conflito que tal fato pode provocar na vida de qualquer pessoa, João de Camargo construiu uma casinha para sua morada ao lado da cruz de Alfredinho (de onde se originou a capelada água vermelha). Aos poucos a noticia de que Nho João estava curando as pessoas gerou tumulto e inquietação, fazendo com que o mesmo fosse preso diversas vezes por curanderismo.
João de Camargo se tornou figura notória da ainda pequena Sorocaba da época, atraindo devotos de todos os cantos do pais e do mundo.
Quem tiver o prazer de visitar a capela erguida ali no local da cruz de Alfredinho (hoje Av. Barão de Tatuí - Sorocaba) pelas próprias mãos de Nho João e seus ajudantes, ha de constatar uma série de retratos de pessoas ilustres, outras desconhecidas, imagens católicas, outras na linha de caboclo, cigano e preto velho, tudo envolvido num balsamo de paz, sincretismo e caridade, como o demais que acompanha toda sua obra.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

                                                                 Indonésia
.

Em março de 2009, a convite da Escola Zungu Capoeira, o professor Marcelo integrou a comitiva do Ministério da Cultura para o programa de intercâmbio e difusão da cultura, que visitou a Indonésia, ministrando pela primeira vez workshops de Capoeira Angola. 


Nas cidades: Surabaya, Bali e Jakarta a capital.Apresentando elementos da cultura brasileira, nas Universidades: Ciputra e Dan Ilmu Politik e também na rádio Hard Rock Surabaya.